Número total de visualizações de páginas

terça-feira, julho 26, 2011

Passado da Rádio – Rádio do Passado - Programas

Ao longo dos anos, vários foram os programas que se destacaram e se tornaram famosos, embora por motivos diversos.
Por vezes, quase que se transformaram em obras de arte.

Alguns deles, tornaram-se mesmo verdadeiros ícones da maneira de fazer rádio, de resistir, de pensar diferente. Propragaram os novos estilos musicais, deram a conhecer novas formas de estar.

Outros mantiveram o “status” da época, foram mais tradicionalistas e menos inovadores. Mas, não deixaram de ser importantes, em especial para quem os ouvia.

Aqui fica uma resenha, certamente incompleta, permanentemente aberta a rectificações e acrescentos, que serão bem-vindos:

Ano – Emissor - Nome do Programa - Equipa

????  – RR - Quando o Telefone Toca - Matos Maia
1951 – RCP - Os Companheiros da Alegria - Igrejas Caeiro
1953 – RCP - Onda do Optimismo - Artur Agostinho, Isabel Wolmar, Jorge Alves, Maria Helena Fialho Gouveia, Gomes Ferreira, Gina Esteves, João Martins e Fernando Pessa
1953 – RR - 23ª Hora - Joaquim Pedro, Matos Maia, João Pedro Baptista (o trio criador), João Martins, Armando Marques Ferreira e Fernando Curado Ribeiro.
1960 – RR - CDC (Clube das Donas de Casa) - Armando Marques Ferreira e Victor Marques foram os realizadores na “RR” e Henrique Mendes e Júlio Isidro no “RCP”.  Faziam parte da equipa, nas duas estações: Dora Maria, Luís Mendonça, Victor Marques, Armando Marques Ferreira, Maria José Baião, Costa Pereira, Henrique Mendes, Maria João Aguiar, João David Nunes, Júlio Isidro, Maria Helena d'Eça Leal, Ana Zanatti e Fernando de Almeida.
1962 – RCP – Carrossel - Produzido por Fernando Santos e José Manuel Ribas Martins. Faziam parte da equipa: Maria Eugénia Maia Marques, Carlos Meleiro, Alfredo Costa (Porto), Etelvina Lopes de Almeida, Matos Maia, Carlos Manuel, Fernando Peres e Fernando Quinas.
1962 - RCP-FM  - Boa Noite em FM - (Produções Espaço 3P) Luís Laureano Santos, João David Nunes, Ernesto Carlos Botelho Moniz, Manuel Bravo, Rui Morrison, Fernando Balsinha, Rui Pedro, Jorge Dias, Jaime Fernandes, Júlio Isidro, Fernando Quinas, Adelino Gomes e José Nuno Martins.
1964 – RCP - CDC (Clube das Donas de Casa)                       
1964 – RCP - Diário Rural - Durou até 1993, ou seja 29 anos. Foi realizado por António Costa Macedo e por falecimento deste em 1988, por Carlos Rebelo a partir de 1989. Contou sempre com a presença do célebre "Senhor Messias", natural de "Quadrazais", figura criada e interpretada por Armando Grilo, técnico de exploração da estação. Foi o programa pioneiro dedicado exclusivamente aos agricultores.
1965 - RCP-FM  - Em Órbita - Realizado por Jorge Gil, e produzido por Jorge Gil, Pedro Albergaria, Diogo Saraiva e Sousa e João Alexandre.  Criar "Gosto" (como a qualidade que reúne todas as outras) e a procura de novas formas de "Dizer radiofónico", constituem as duas únicas linhas onde se inscreve o horizonte comum a toda a vida do "Em Órbita". Os apresentadores foram, ao longo dos tempos: Pedro Castelo, Cândido Mota,  Jorge Dias, Jaime Fernandes, Fernando Quinas e João David Nunes.
1966 – RR - Cinco Minutos de Jazz - José Duarte
1967 – RCP - Os Intocáveis - Realizado e apresentado por Paulo Fernando. Todas as quintas-feiras, o apresentador criticava um disco ou uma música acabada de sair e no final, justificando sempre as suas razões, partia o disco em directo e ao vivo.
1967 – RCP – PBX - Realização deCarlos Cruz, Fialho Gouveia e Paulo Cardoso.  Faziam ainda parte da equipa: José Nuno Martins, Joaquim Furtado, Adelino Gomes, Luís Filipe Costa, João Alferes Gonçalves, Rui Pedro, João Paulo Guerra e Paulo Morais.
1967 – RCP -Tempo Zip - Realizado por Carlos Cruz e Fialho Gouveia. Faziam ainda parte da equipa: João Paulo Guerra, Joaquim Furtado e José Nuno Martins.
1968 – RR - Página 1 - Realizado e apresentado por José Manuel Nunes e Luís Paixão Martins. Faziam parte da equipa para além dos realizadores: Adelino Gomes, Homero Cardoso, Fernando Santos, Fernando Tenente, Amaral Marques, Maria Emília Correia, Fernando Cascais, Viriato Dias, Joaquim Letria, António Cartaxo e António Borga, os três últimos da BBC, elementos da Voz da América e da Deutche Welle, Rui Pedro, Artur Albarran, Moreno Pinto e José Videira.
1970 – Alfabeta (R.Peninsular +R.Voz Lisboa) - 1-8-0 - Realizado por Paulo Medeiros. Faziam ainda parte da equipa: Angelo Granja, João Paulo Diniz, Carlos Duarte, Cândido Mota, Fernando de Almeida e todos os correspondentes, no país e no estrangeiro, do agora extinto "Diário Popular". 
1979 - R.Comercial - A Febre de Sábado de Manhã - Júlio Isidro
1979 - R.Comercial - A Grafonola Ideal - Júlio Isidro
1979 - R.Comercial - Flor do Éter - Herman José
1979 - R.Comercial - O Passageiro da Noite - Cândido Mota
1982 - R.Comercial - Noites Longas - António Santos, João Viegas, Eduarda Ferreira e Eduardo Guerra Carneiro
1983 - R.Comercial - Cinco Minutos de Jazz - José Duarte
1983 - R.Comercial - Pretérito Quase Perfeito - Rui Morrison e Paulo Augusto
1983 - R.Comercial - Som da Frente - António Sérgio
1983 - R.Comercial - Trópico de Dança - João David Nunes, Paulo Augusto e Miguel Esteves Cardoso
1986 - R.Comercial - Rebéubeu Pardais ao Ninho - Herman José
1986 - R.Comercial - Rock em Stock - Luís Filipe Barros
1988 - R.Comercial - Pão com Manteiga - Carlos Cruz, José Duarte, Mário Zambujal, Orlando Neves,  Bernardo Brito e Cunha, Eduarda Ferreira
1989 - R.Comercial - Morrison Hotel - Rui Morrison
1993 - RDP-Antena 1 - A Menina Dança - José Duarte
1993 - RDP-Antena 1 - Cinco Minutos de Jazz - José Duarte

Não há para aí alguém que se proponha a editar um artigo sobre algum destes programas?

sexta-feira, julho 22, 2011

ALMOÇO DE 2011

O Paulo já começou a moer-nos o juízo.
Para os que compareceram o ano passado, o local será o mesmo.
Os faltosos, cambada de ingratos e pessoas de "moral duvidosa", poderão obter as indicações no link aqui à esquerda, que até tem mapa do google e tudo!

Podem ver o exterior aqui
  

e os interiores nas fotos do almoço do ano passado.
Quem quiser aderir deve clicar em "Join site to RVSP" e depois em "Seguir com o Google Rede Social"

terça-feira, julho 19, 2011

Passado da Rádio – Rádio do Passado - Factos


A Rádio já foi muito diferente daquilo que hoje conhecemos.
Começou por ser algo de muito estranho (ocupação de lunáticos) tendo passado a ser útil, para passar a ser necessária e depois indispensável.




Sem a rádio não haveria televisão, ou telemóveis ou internet.

1914
Em Lisboa, Fernando Cardelho de Medeiros põe em funcionamento um emissor de radio com capacidade de transmitir em fonia.
Na primeira emissão Fernando Medeiros disse: «Está Lá? Ouve Bem?» O único “senfilista” à escuta, o Dr. Lomelino, ouviu-o numa Galena a 100 metros de distância.
Fernando de Medeiros voltou a emitir no dia do seu aniversário, a 24 de Abril, mas desta vez com música - ligou uma grafonola ao microfone e emitiu o “Festival de Wagner. Foi ouvido por 3 “senfilistas”.

1947
Em Outubro, o Orfeão Académico instalou na Associação Académica uma aparelhagem sonora transmitindo, música gravada, palestras e notícias através de um circuito interno de áudio com altifalantes nas cantinas e átrios das faculdades.

1950
 A 3 de Abril, após um acordo entre o Centro Universitário de Lisboa e a “Emissora Nacional”, surge na "Lisboa 2", em Onda Média, a primeira emissão de "Rádio Universidade". Toda a emissão que chegou a ter a duração de 70 minutos, era da responsabilidade de estudantes universitários e pré - universitários de Lisboa.  Inicialmente os estúdios estavam montados nas águas-furtadas de um edifício na Praça da Flores, perto do Palácio de S. Bento, tendo mais tarde sido transferidos para a rua D. Estefânia.
As suas emissões terminaram a 25 de Novembro de 1974.

1954
O “Rádio Clube Português” dá início, em Portugal, às emissões em Frequência Modulada, instalando um emissor, construído por técnicos da estação, num edifício da rua Joaquim António de Aguiar, onde a Empresa Philips Portuguesa tinha a sua sede na altura.

1963
Entra em funcionamento o novo emissor de Frequência Modulada” de Lisboa do “Rádio Clube Português”, com programação independente e tem início a emissão ininterrupta em Onda Média. Desde aí a frase de identificação da estação passou a ser «Rádio Clube Português... Sempre no ar... sempre consigo». O “RCP” transmitia 24 horas por dia, só interrompendo a sua emissão entre as 12 Horas de 6ª Feira Santa e as 12 horas do Sábado de Aleluia.

1966
Mais uma vez o “Rádio Clube Português” inova e faz a primeira reportagem utilizando um helicóptero. Esta reportagem foi feita por Luís Filipe Costa, na cobertura do Circuito Automobilístico de Monsanto.

1969
O produtor independente “Espaço 3P” inaugura as emissões em estereofonia do Rádio Clube Português com “O nosso programa”.



CIDADE: Cascais
INDICATIVO: Rádio Clube Costa do Sol
INDICATIVO OFICIAL: CT1 GL
FUNDAÇÃO: 1931
PROPRIETÁRIO: Jorge Botelho Moniz e Alberto Lima Bastos.
INSTALAÇÕES: Parede
        A 21 de Abril de 1931, a “CT1 DY” muda de indicativo e de nome para “CT1GL - Rádio Clube da Costa do Sol”, mais tarde em 22 de Novembro o nome volta a mudar para “R.C.P.- Rádio Clube Português”, que se manteve até 1975 altura em que foi nacionalizada e converte-se na “R.D.P. - Rádio Comercial”. Em 1993, é privatizada e a designação passa a ser só de “Rádio Comercial”.
       Na década de 30 o R.C.P. emitia com 5 000 Watts de potência em 1030 kHz
       Se se considerar que a “Rádio Comercial” é a herdeira do “R.C.P.” poder-se-á dizer que esta é a mais antiga estação emissora a funcionar em Portugal.
    Nos anos 90 a família Botelho Moniz ainda tentou relançar o “R.C.P.” através de uma rádio local na região de Lisboa mas esta tentativa não foi bem sucedida.
    Em 12 Março de 2003 o grupo “Média Capital” proprietária da “Rádio Comercial” fez renascer o “Rádio Clube Português” através dos emissores regionais do centro e sul (ex-“Rádio Correio da Manhã”) e alguns emissores locais que detinha no Norte do País.

segunda-feira, julho 18, 2011

Passado da Rádio – Rádio do Passado

Há já algum tempo, o Paulo Coelho, contou-nos alguns pormenores sobre a forma de fazer rádio na actualidade e deu-nos conta do seu desencanto. Que eu compartilho.
Há alguns dias atrás, “tropecei” na notícia do doutoramento de Adelino Gomes.
Esta noticia fez-me recordar algumas intervenções deste jornalista e homem da rádio: a colaboração no PBX e no Página 1 (relembro algumas reportagens sobre o Pátio D. Fradique, junto ao Castelo S. Jorge) a sua inclusão num dos primeiros Paris-Dakar, a bordo de um Citroen 2 CV, a reportagem sobre o ataque ao Ralis, no pós 25 de Abril, etc.
Nesta linha de pensamento relembrei alguns programas, com intervenções muito vincadas na sociedade portuguesa e no panorama  da rádio em Portugal, que independentemente do tipo de intervenção (política ou social), do tipo de música escolhida e do público alvo, foram muito importantes e fazem parte da história da rádio dos últimos 50 ou 60 anos.
Alguns desses programas, foram a plataforma de lançamento de grandes profissionais, outros serviram apenas de confirmação. Na sua maioria, evidenciam a necessidade de uma equipa e não apenas de uma voz.
A produção de um programa de rádio pode ser um processo solitário. No caso dos programas de autor, eram, normalmente o resultado de um processo conjunto, emocionante e absorvente, acarretando, tantas vezes, perseguições e sanções. E isso sentia-se do lado de cá do rádio.
Hoje, parece-me mais um exercicio técnico ditado por políticas comerciais, sem grande lugar à criatividade.
Proponho-me revisitar o passado (é verdade, estamos a ficar velhos e já nos damos ao luxo de olhar para o passado) e apontar alguns programas e alguns profissionais, desse mundo que então nos atraía e deslumbrava.

sexta-feira, julho 15, 2011

"Cabronada"..... E digo-o com Todo o Carinho

O João Coelho já respondeu a datas do próximo "almoçinho" não está cá a 15 /10 mas está a 22/10 por isso e porque gosto de "ajuntamentos" e marcou.se para Outubro porque o André não está cá em Novembro fazem favor de se Deixar de "Paneleirices" e rasguem já a folha de 22/10/2011 das vossas agendas, filofax, smarphones, stupidphones, PDA's, agendas electrónicas, Computas ou Semputas, o que vocês quiserem mas comecem já a "desbroncarem-se" para 22 de Outubro.

Sem mais.... beijinhos e nada e marcações, viagens, partos, festas muito antecipadamente natalícias, tempestades, jet lags ou outras coisas quaisquer.

quarta-feira, julho 13, 2011

Alteração do blogue

Amigos,

A partir desta data, o nosso blogue deixa de ser restrito.
Assim, a partir de agora, qualquer pessoa poderá ter acesso ao mesmo, podendo igualmente comentar os "posts".
Quanto aos autores mantêm os  privilégios de publicação anteriormente estabelecidos.